Por que nenhum RH aguenta mais o COVID-19

Uma coisa que ninguém reparou. Aquela área que mais se preocupa com as pessoas em uma corporação foi a que mais se desgastou durante uma pandemia. Ao final sairão fortalecidos, mas não há dúvidas de que haverá cicatrizes de batalha.

Vocês se lembram daquela sensação do início da pandemia e do afastamento social de que a qualquer momento ia-se informar que a cura tinha sido descoberta e que todos poderiam retomar o modo normal de vida? Essa sensação passou, não é verdade? Provavelmente passou com a predisposição de seguir a risca todas as recomendações de prevenção do Coronavírus. E se você acha que não, responda aqui algumas perguntas:

  • Saiu para correr sem máscaras algum dia? (Manteve a distancia, eu sei)
  • Estava com preguiça e não limpou aquele pacote de macarrão assim que chegou do mercado?
  • Recebeu um amigo ou parente que chegou de surpresa em casa? (O que eu ia fazer, deixar ele para fora)
  • Não sabia mais qual máscara era a limpa, pegou qualquer uma saiu assim mesmo?
  • Foi no mercado, Padaria, Açougue, Feira, etc, mais de um dia na semana, quiçá todos os dias? (Estava de mascara e com álcool em gel, eu sei)

Devo continuar a fazer as perguntas ou já chegamos a conclusão que mudar nossa cultura é muito mais difícil do que imaginamos? Pois é, e se mudar nossa cultura pessoal já é difícil assim, o que você imagina sobre mudar uma cultura organizacional?

Concluímos então o tamanho da tarefa, mas enquanto pensava-se que o desafio era se estavam prontas para o home office? Se teria note para todo mundo? Imagine o que se passava na cabeça de um profissional que tem como missão zelar pelo bem estar de pessoas em uma Companhia? Imagino que por cima, esses eram alguns dilemas do RH da Pandemia:

  • Os gestores precisam acompanhar periodicamente os funcionários
  • O clima organizacional agora deve levar em conta problemas pessoais
  • Lidar com a evasão das férias
  • Ajudar no engajamento motivacional
  • Resolver conflitos remotos

E se esses meros exemplos BAU da rotina do RH já não bastassem, ainda vem temas como:

  • Organizar os funcionários entre: Grupos de Risco, Suspeita de Contágio, Infectados, Pós-Infectados e muito mais.
  • Investigar e lidar com casos de Depressão devido a brusca mudança
  • Cancelamento de Vagas
  • Afastamento de Funcionários
  • Demissões

Eu poderia continuar aqui, mas acredito que você não só já entendeu como também concorda. A vida do profissional de RH foi muito Além esse ano de gestão de talentos, folha, benefícios e muito mais. O Impacto foi humano, e não espere que a área que gere seus recursos encarou isso de maneira fácil. Embora, “não dê para fazer um omelete sem quebrar os ovos”, pelo menos era assim a máxima sobre sacrifício e resultado. Garanto que todo profissional de RH dessa geração sairá fortalecido a tal ponto que guiará muitos profissionais com melhores práticas e Resiliência necessária para enfrentar crises.

Como as atividades BAU podem ser facilmente gerenciadas?

Imaginem um bombeiro precisando lidar com um incêndio, não de um prédio, mas de um BAIRRO. Como estaria o foco deste ou destes profissionais? Em meio a apagar labaredas, salvar pessoas, buscar por vítimas, existem coisas básicas que oneram o tempo e visão destes heróis. Imagine ter que garantir a capacidade da água, aplicar os primeiros socorros, controlar o fluxo de carros e pessoas. Ou seja, se fosse assim, eu diria “bem-vindos aos caos que inevitavelmente levará à ineficiência”. Em outro cenário, e assim como deve ser, a CIA de Saneamento vai cuidar da água, as ambulâncias dos feridos e policiais do controle urbano. Não existe eficiência individual, tão pouco especialização generalista.

O que quero dizer aqui é que a medida com que as estratégias, métodos, experiências e mais inovações, extremamente necessárias, surgem em uma área de RH, a operacionalização de todas as atividades se torna uma tarefa que onera tempo e energia, e diante de trazer uma eficiência necessária para a continuidade do negócio então, se torna cara. E se adicionarmos a esta conta uma crise Pandêmica como a que estamos vivendo atualmente, o exemplo acima dos bombeiros ficará claro. Não é possível lidar com toda carga com a mesma eficiência de tempos anteriores. E caso o exemplo acima ainda não tenha te dado alguma ideia, aqui vai uma:

NÓS SABEMOS COMO TE AJUDAR

Ter em sua parceria uma empresa especializada em ajudar na gestão destas tarefas BAU, que mesmo que pareçam simples, gastam tempo e foco, é uma estratégia muito inteligente.

Vamos direto ao ponto, imagine que você está lidando com um caso de um funcionário em processo de desgaste mental e emocional por conta do afastamento. É um momento crucial para agir antes que ele entre em crise, o telefone toca, e é outro colaborador querendo uma ajuda com seu cadastro na assistência médica que foi enviado a mais de 30 dias e ele até agora recebeu sequer os números das carteirinhas.

Em outro cenário, você precisa ajudar um grupo de funcionários de uma loja ou sucursal que teve o contrato suspenso, em meio ao processo de orientar sobre prazos, salários, direitos e tudo mais, um colaborador liga para saber para onde ele deve mandar o recibo do reembolso de um teste de COVID, imagine que em menos de um mês a ANS deu direito de cobertura, e em seguida suspendeu. Você gastará um tempo precioso em um conflito, e mesmo que necessário, menos prioritário.

Estes dilemas do dia-a-dia dos negócios vão de encontro aos pequenos processos que tiram a eficiência de um RH competente. O que ficará provavelmente ao final de tudo é a sensação de uma batalha extrema, mas a visão alheia de que vocês não foram capazes de vencê-la, por mais que seja o contrário.

E antes de encerrar essa reflexão sobre a batalha do RH contra o COVID-19 e suas armadilhas, a Careplan quer ser o especialista necessário para manter as coisas da sua empresa dentro do controle e com a qualidade necessária para seguir em destaque. Por isso dispomos do RH Concierge.

O RH Concierge foi desenvolvido para atender os colaboradores e RH das nossas empresas clientes com exclusividade. Desta forma o RH pode dedicar- se a gestão de pessoas com a plena certeza que seus colaboradores estão sendo atendidos em todas suas necessidades.

RH Concierge disponibiliza:

  • Auxilio na busca de rede credenciada
  • Liberação de exames
  • Informações sobre plano e coberturas
  • Numeração de cartões
  • Marcação de exames e consultas.
  • Auxilio na liberação e autorização de cirurgias.
  • Prévia de reembolso
  • Plantão de dúvidas via WhatsApp

Fale conosco, e peça um estudo, prometo que vamos te surpreender 😉

Marcado com: , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*