RH e seus desafios em 2022

Em 2022 o mercado segue se aquecendo com as flexibilizações frente ao fim da pandemia. E com diversas atividades comerciais sendo retomadas, os departamentos de RH têm um desafio grande em não só se reorganizar, mas também se reinventar com modelos híbridos ou até mesmo 100% remotos de trabalho.

Conheça então os alguns dos principais desafios do RHs para 2022:

1.  Uma área de Recursos Humanos não é apenas contratar funcionários, é extremamente complexa e muito importante para a vida das empresas o novo processo de recrutar e selecionar profissionais competentes e agora autogerenciáveis, desenvolver e retêr talentos, além de avaliar seus desempenhos de forma remota.

2.  A área de Recursos Humanos também é responsável pela construção de programas de treinamento e desenvolvimento de colaboradores. Esses programas consistem em cursos, eventos, palestras e treinamentos práticos para promover a aquisição de novos conhecimentos, bem como a reciclagem/atualização dos antigos saberes.

3.  Também é importante que os RHs estimulem a participação de todos os colaboradores através de metas no processo de desenvolvimento. Atualmente, ninguém pode parar de estudar!

4.  Em um momento de revolução tecnológica pelo qual passam as empresas, os profissionais de Recursos Humanos devem aproveitar cada vez mais os recursos à disposição como contratar funcionários com processos 100% digitais, conduzir avaliações de desempenho, além de realizar as inúmeras rotinas burocráticas do departamento de pessoal por meio de programas computadorizados. Há até um novo perfil profissional chamado HR Tech para garantir especialização e desenvolvimento tecnológico da área.

5.  Além da questão de contratação de colaboradores, demitir colaboradores, treinar os novos contratados, distribuir tarefas de acordo com as competências de cada membro da equipe, não desmotivar, manter a calma e avaliar o desempenho é um desafio que também cabe ao RH gerenciar e buscar soluções viáveis e sustentáveis em 2022.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

6.  A pandemia de Covid-19 escancarou questões como inteligência emocional, qualidade de vida no trabalho e uso da tecnologia para fins profissionais. Por isso, cabe às empresas acompanhar o ritmo dessas mudanças, o que deve incluir os Recursos Humanos.

7.  A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de reconhecer aquilo que sente e de administrar a intensidade desse sentimento. Isso permite que ele consiga agir sem perder a racionalidade e o equilíbrio. RHs sabem o quanto é importante estarem atentos às questões que colaboradores trazem no dia a dia e devem buscar soluções e programas para isso.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

8.  Além disso, ter processos e profissionais para compartilhar conhecimentos e diretrizes que ajudem as pessoas a manter o equilíbrio. Muitas empresas contam com psicólogos nesse departamento, exatamente para acompanhar o desenvolvimento emocional dos colaboradores.

9.  Não se pode esquecer da qualidade de vida no trabalho! Um dos maiores desafios do RH para 2022 é, certamente, desmistificar a ideia de que todo ambiente profissional deve, obrigatoriamente, ser desgastante e estressante. As ações de endomarketing, por exemplo, devem integrar os colaboradores, premiar os bons desempenhos e construir um clima organizacional harmônico.

Se você ainda não nos conhece, saiba que a #Careplan cuida dos seus seguros para você se preocupar com aquilo que realmente importa.

Aqui você encontra a melhor opção de benefícios além da prestação de serviços para apoiar os RHs em todos os desafios com seguros e benefícios.

Ficou curioso? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções que vão levar a sua empresa e os seus talentos a terem o melhor em Saúde e benefícios.

Marcado com: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*