Testes Rápidos de COVID-19

O que é necessário saber

No começo tudo parecia muito exagero, papo de filme ou conversa de alarmistas, lá para meados de março o Brasil começava a discutir de forma mais intensa uma falada Pandemia que se alastrava do outro lado do mundo. Como pega, como passa, quem pega, tem vacina ou não, só pega chinês ou outras pessoas pegam, por que tem que isolar as pessoas, quem vai cuidar dos meus filhos e mais um monte de dúvidas. Eram tantas informações desencontradas que demorou um pouco para começarmos a colocar o pé na bola, e este pé na bola está longe de ser o domínio que precisamos, mas ainda assim é extremamente importante o que temos. Chegamos a um nível de conhecimento que hoje é possível identificar com precisão e em pouco tempo se as pessoas tem, ou tiveram traços do vírus no organismo, são os Testes Rápidos.

Embora ainda em fase de aperfeiçoamento, os Testes Rápidos são muito eficientes quando se trata de esclarecer certos cenários, e eles são:

Quero saber se já tive contato com o vírus

Neste cenário é uma verificação pós alguma síndrome viral, que pode ter sido febre, diarréia, vômito, dificuldade para respirar, dores de cabeça, nariz escorrendo, dores de garganta, etc. É importante dizer que o Coronavírus não reage com todas as pessoas da mesma forma, isso varia de organismo para organismo, entretanto, é importante estar atento, pois em caso você suspeite que teve Coronavírus, mesmo que a doença não tenha progredido, deve-se mediar a situação alertando e acompanhando seu ambiente e pessoas que teve contato nos últimos dias. 

Estou com suspeitas iniciais do Vírus

Em estágios muito iniciais da doença, existem apenas alguns testes que conseguem atestar infecção, poucos deles rápidos, e mesmo assim, pouco confiáveis, o que se sabe é que em etapas muito iniciais da contaminação, alguns testes podem dar “falsos negativos” colocando assim o paciente ainda sobre estado de observação e controle. Os testes rápidos mais populares são pouco efetivos então para estágios iniciais, o ideal é, se está com suspeitas iniciais, adote o completo isolamento e fique atento, caso note evolução de sintomas, acione os médicos por vídeo consultas ou até mesmo procurando o hospital da sua região para auxílio profissional. 

Tomar decisões e monitorar ambientes

Neste cenário, normalmente, os testes não serão efetuados por iniciativa do testado, alguns ambientes como empresas, aeroportos e até mesmo planos de contingência de alguns países já estão adotando os testes rápidos para saber como tomar decisões de indicar pessoas ao retorno ou não para o trabalho, até mesmo colocar pessoas em quarentena ou controlar um perímetro de uma região onde detectou-se um caso positivo.  

Sabe-se que o Covid-19 é um vírus altamente transmissível e que age de forma silenciosa no organismo durante um período de grande atividade, ou seja, é um cenário que não favorece a contenção, por isso o isolamento é o método mais eficiente. Contudo, à medida que aparece a necessidade em alguns momentos de retomar as atividades coletivas, o uso do teste vai ajudar a verificar quem e onde estão os focos de espalhamento da doença. Contudo, para quem quer fazer o teste rápido, seja por suspeita ou por curiosidade, eles estão disponíveis por um custo que varia entre R$250,00 a R$350,00. 

Neste momento é importante ressaltar que há iniciativas das doações e Governos de produzir a maior quantidade de testes possíveis para controlar o espalhamento do vírus, a Própria ANS determinou que os planos de saúde cobrissem os testes para COVID quando necessário, contudo ainda não há política sobre os testes rápidos. Ainda assim é mesmo não sendo o teste que sai na hora, é reconfortante saber que dado o cenário, pessoas com planos de saúde estão dentro da cobertura. O COVID-19 é de longe umas da piores crises que estamos enfrentando nos últimos meses, o ideal é ainda estar em alerta se mantendo a salvo, seja em isolamento, ou tomando as medidas necessárias como higienizando mãos e vestimentas constantemente, usando máscaras e mantendo a distância segura dos outros. 

A Careplan está atenta para trazer constante novidades e informações sobre saúde e qualidade de vida, que possam apoiar pessoas, empresas e toda a comunidade. Conheça mais sobre a Careplan.

Marcado com: , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*